origem

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Shambala...

O Shambala morreu...
Estava a recuperar de maneira admirável, mas de repente entrou em queda rápida.
Não podemos esquecer que foi recuperado em condições difíceis, debilitado, subnutrido e desidratado. E a desidratação prolongada pode provocar danos sérios nos rins.

Queria escrever algo dedicado a este gato... mas a inspiração também parece que se foi.
Relembro os momentos que precederam à sua recuperação... ao final de tarde, quase crepúsculo, uma mancha negra que se arrastava por cima de uns telhados, à procura de comida e talvez água. Quem não sabe como isto é possível, mostro um mapa aéreo do sítio. Umas traseiras de uns prédios, em que os telhados das garagens ficam ao nível do terreno por detrás.

Eu e o Samuel vimo-lo e fomos atrás dele em cima do telhado, mas ele, claro, fugiu como pode e entretanto caiu do telhado para o pátio anexo, ainda uns 3 metros de queda, e arrastou-se para um canto onde foi apanhado.
Saltamos o que tinhamos de saltar e em nenhum momento pensámos em autorizações do que quer que seja!
Ao imobilizá-lo, o Samuel ainda levou uma grande dentada enquanto o segurava, e eu segurei-o nas patas traseiras para desatar o suposto cordel que o prendia... cheirava a gangrena, e as minhas mãos sentiram a carne morta e putrefacta. Foi então que vimos que o que o prendia eram as tais abraçadeiras de plástico, de uma maneira impossível de tirar ali.
Enquanto o Samuel o segurava fui ao carro buscar uma caixa transportadora, pois o próximo destino teria de ser a clínica veterinária.
Nesta operação toda, não sei se o(s) autor(es) deste acto execrável foi(ram) espectador(es)... gostaria que tivesse(m) sido, pois um dia ao cruzar-me com ele(s), talvez lhe(s) veja os olhos e o(s) identifique.

A crueldade para com os animais é antiga e acontece um pouco por todo o lado, mesmo para com os nossos próprios semelhantes!
Tenho a sensação de que estamos a mais neste planeta!

Dream In An Open Place. . . Vangelis

Val

4 comentários:

conceição disse...

Ninguém o poderia dizer melhor que o Valdemar. A pessoa que correu para lá mal a cuidadora avistou este animal em sofrimento.
Magnifico texto Valdemar! Magnifico testemunho! Magnifica acção de socorro! Magnifico trabalho incessante de ajuda aos mais desfavorecidos, os animais sem ninguém!! Se todos fizéssemos um pouco deste tanto, tanto sofrimento se evitaria!
Shambala desistiu! e os outros Shambalas de que nunca saberemos?
Conceição

Pelayo disse...

Val e amigos é com muita tristeza que assistimos impotentes a cada vez mais crueldade para com os animais.

Nao me habituo, nao perdoo, nao sei como seres ditos de inteligencia superior, conseguem torturar desta forma, seres que nao podem defender se.
Dirão e as guerras , e as crianças cada vez maia abandonados, e os velhos...

é esta a sociedade em que os nossos filhos e netos tem que viver?
Cada dia que passa, nao há surpresa , há tristeza, raiva e impotencia.
Para vós que diariamente, convivem com estas situações só vos posso dizer:Bem Hajam e podem creer que sempre terão a minha gratidão ,por conseguirem fazer, muitas coisas que eu nao consigo.
.
Um abraço

Maria Jose Avila

Pelayo disse...

Linda homenagem....

Que do Pais do Arco Iris onde ele agora repousa....tenha Paz.




MJA

Pelayo disse...

Linda homenagem....

Que do Pais do Arco Iris onde ele agora repousa....tenha Paz.




MJA